Era uma vez eu.
Eu aluguei um apartamento com a Zirtaeb, uma imobiliária aqui no Rio, há 2 anos e meio atrás...
Quando fomos alugar o apartamento, tomamos um susto com a quantidade de cláusulas ilegais que havia no contrato. Depois de consultar um advogado, nos informamos que, caso tivéssemos um espírito mais bélico, certamente o contrato seria muito mais vantajoso para nós do que poderíamos esperar, pois, na prática, podíamos ganhar muuuuuuito dinheiro processando eles.
No segundo dia de aluguel, antes de eu pudesse me mudar, a luz foi cortada. Depois de muito sofrimento, descobri que havia uma fraude felina de luz no imóvel e, depois de muito mais sofrimento ainda, consegui colocar a titularidade no meu nome. Essa questão atrasou a minha mudança em nada menos do que 26 dias.
Aconteceu de tudo no dito apartamento. A tinta da parede era um pó, o teto começou a vazar a água da chuva, o chão a infiltrar a água do chuveiro, a descarga e as torneiras não funcionavam, o registro geral rodava em falso, os tacos todos soltos, um inferno. Nos oferecemos para fazermos obras no apartamento para melhorar seu estado, desde que fôssemos ressarcidos. A Zirtaeb nos respondeu um sonoro NÃO.
Ah é? Então também não movo uma palha por este apartamento.Não fizemos nada de melhorias exceto consertar a descarga e a torneira da cozinha (a original explodiu na nossa mão, e como o registro geral não fechava, fizemos uma reedição caseira dos momentos mais emocionantes da vida de Noé).
Todas as vezes que precisávamos nos comunicar com a Zirtaeb era um inferno. Eles eram grossos, não ajudavam, não davam informação... Mas, finalmente, o contrato acabou. Aleluia!!! \o/
Achamos uma casinha muito simpática para alugar pela Apsa. Quase demos um beijo no gerente da Apsa de tanta felicidade! Eles respondiam nossos e-mails, aceitaram negociar uma obra com a proprietária, uma beleza!
Para entregar o apartamento antigo, pintamos tudo. Isso foi bem no meio do fatídico alagão aqui no Rio, início de abril. As infiltrações da sala começaram a executar um elaborado plano de dominação mundial, que passava por inundar os quartos, o banheiro e a cozinha do apartamento. Falei com a Zirtaeb que o vazamento era no telhado, e que, segundo eles mesmos, isso era de responsabilidade do condomínio, e que nada tinha a ver com o imóvel. Detalhe: eles administram o condomínio do prédio.
Daí veio a vistoria: vocês têm que repintar, tirar o girovisão, limpar o piso, colocar um ralo e instalar um interfone.
Eieieieiei... peraí... acho que eu não ouvi direito. Como assim, instalar um interfone?
Aparentemente eles achavam que tinha um interfone no prédio... que eles mesmos administram. E a mulher cismando comigo que o interfone existia...
NUNCA houve interfone no prédio. Cheguei a dizer que eu poderia instalar o telefoninho lá, mas que ele ficaria conectado a porra nenhuma.... Porque o prédio não tem interfoneeeeeee!!!!
Então, depois de mais muito tempo, a vistoria finalmente foi aceita. Agora só faltava resgatar o título de capitalização usado como caução para o aluguel.
Seguem os e-mails que troquei com a representante da Zirtaeb sobre este assunto. Leiam, divirtam-se e entendam porque eu amo o Pan. Ele ficou puto mas, honestamente, no final eu só gargalhava.
Boas risadas!
Email Zirtaeb 1:
boa tarde,
Informo que a vistoria foi aprovada. Estarei solicitando na data de hoje, a documentação para devolução do Título de Capitalização por parte da Sulamérica.
E-mail meu 1:
Perfeito. Agradeço muitíssimo.
Como devo proceder agora? Lembro que você havia me informado que são de 2 a 3 dias úteis para a liberação do título. Devo tratar diretamente com a SulAmérica ou vocês farão o intermédio?
E-mail Zirtaeb 2:
Informo que a documentação do título de capitalização está pronta e disponível para você na Zirtaeb. Favor procurar atendente no setor de locação para assinar a documentação, para que possa levá-la na Sulamérica para dar entrada.
E-mail meu 2:
Prezada Fulana,
Agradeço o retorno.
Como terei que me ausentar do trabalho, gostaria de algumas informações complementares para que eu possa me programar.
Uma vez que eu recolha a documentação na Zirtaeb, onde devo levá-la (qual é o endereço)? Existe alguma documentação adicional (como comprovante de residência, identidade, CPF etc) que eu precise levar à SulAmérica? Caso exista, peço que me informem, pois pretendo ir à SulAmérica no mesmo dia, de forma a não me ausentar do trabalho duas vezes.
Agradeço desde já,
E-mail Zirtaeb 3:
Srª ,
Em relação a documentação solicitada pela Sulamérica, peço que entre em contato com a Sulamérica no telefone 08007070404.
Obrigada,
E-mail meu 3:
Fulana,
Já entrei em contato com a SulAmérica, e eles me solicitaram que entrasse em contato com a imobiliária. Você poderia me ajudar com alguma informação?
Obrigada,
E-mail meu 4:
Estou falando novamente com a SulAmérica. Novamente eles me informam que quem solicita o resgate é a própria imobiliária e me orientam a solicitar o resgate a vocês.
Como fazemos?
Atenciosamente,
E-mail Zirtaeb 4:
Srª,
A documentação para você dar entrada na Sulamérica já está disponível para você aqui na Zirtaeb. Seria interessante você consultar a Sulamérica, para saber se é necessário mais algum documento, além destes que você pegará conosco.
Obrigada,
E-mail meu 5:
Fulana,
A SulAmérica insiste que quem solicita a restituição são vocês. No entanto, pedi o checklist de documentos que eles teriam que receber.
Peço que você verifique o mesmo, anexo neste e-mail, de forma a garantir que todos os documentos estão ok. Ainda, peço sua atenção para o reconhecimento de firma exigido.
Obrigada,
E-mail Zirtaeb 5 (meu favorito):
Srª,
O procedimento que cabe a Zirtaeb, como dito anteriormente, já foi tomado. A DOCUMENTAÇÃO JÁ ESTÁ A SUA DISPOSIÇÃO NA ZIRTAEB.
Obrigada,
E-mail meu 6:
Prezada Fulana,
Confio então que esteja tudo conforme a SulAmérica solicitou. Estarei aí amanhã pela manhã.
Obrigada,
E-mail do Pan 1:
Prezada Fulana,
Está claro que há um conflito entre as informações prestadas pela Zirtaeb e pela Sulamérica. Você, evidentemente, não sabe como dirimí-lo, como evidenciado em sua insistência no mesmo ponto e carência de disposição para averiguar a razão da contradição. Pedimos, então, encarecidamente, que, sem prejuízo da disponibilização imediata dos documentos para retirada, o caso seja encaminhado a quem possa.
Aguardamos pronta resposta.
Att,
Blanche's rebellion weblog. Beware...
29.4.10
Assinar:
Postagens (Atom)