Blanche's rebellion weblog. Beware...

4.5.04

Olá minha gente....

bom... hoje vi Dawn of the Dead...
Alguém gostou muito mesmo de Extermínio... e pensou... "ah... mas esse final ficou muito bonitinho.... vamos fazer um final mais.... realista!! hua hua hua hua hua"

Eu fui pro filme achando que ele dava medo.... Só que não achei nada de mais.... O início é legal, a abertura é muito legal mesmo, ainda mais considerando a relação dela com o final...
Ok... quem já viu o filme ou não quer/vai ver, highligh com o mouse a parte abaixo:

Seguinte... a construção da situação de catástrofe em Dawn of the Dead é muito parecida com a situação de Extermínio.... Sem contar que os "undead" perseguindo os vivos e o contágio por mordidas (em Extermínio não é só mordidas.... são todos os fluidos corporais, aparentemente) bem.... resemble muito os dois filmes... Mas bem... Eu creio que Extermínio foi melhor construído em termos de narrativa, enquanto o mérito de DD é apenas ter um final menos.... hollywoodiano. (O que é meio irônico, naum?) Extermínio: "ah, o mundo é feliz e eles sobrevivem no final". Já DD é "ahn.... vocês REALMENTE acharam que existia esperança e que eles iam chegar a uma ilha qualquer, ela ia estar deserta e então eles estariam a salvo??? Well... think again!"
However, me agrada muito mesmo a lógica de Extermínio do "minha gente... vocês têm o que na cabeça prá achar que são os grandes líderes do mundo e que o planeta Terra depende de vocês? Pragas vieram antes e pragas ainda virão, e o mundo é provavelmente vasto o suficiente.... para sobreviver... né?" Além disso, eles exterminam.... no sentido de pelotão de fuzilamento mesmo, a única pessoa sã na história, a única pessoa que tinha bom senso... Porque é isso mesmo que as pessoas fazem quando têm idéias megalômanas num momento de crise. Calam aqueles que falam racionalmente e têm argumentos. Gostei também da análise social e antropológica do ser humano, mostrando-o de uma forma animalesca quando colocado em uma situação que ameaça sua vida...
A despeito do final realista, DD mostra o ser humano de uma forma mais poética, bem diferente. Em DD se parece crer que o ser humano vive por ideais... Tipo "nós podemos morrer, mas vamos fazer o que é certo!" ou "Não, não podemos deixar que fulaninha morra..." O que acaba deixando o filme tão hollywoodiano que tira o valor do final... Coisas assim... Mas não sejamos injustos, o final também me agradou pela forma como é exposto..... meio The Blair Witch Project... E nele voltamos ao início, e compreendemos a abertura. Alguém lembra da abertura aí?


Agora quero ver Underworld....
E vou ver Van Helsing de qualquer jeito... eu acho...
Assim como Tróia
Pq se eu fosse ouvir as críticas do Vicente, acho que ia acabar indo ao cinema umas 2 vezes por ano... huahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuauhua

Beijos a todos...

Nenhum comentário: